Como tudo começou



Dentre as várias atribuições do COMEC está também a de acompanhar a família dos adolescentes. Nossos técnicos,  além dos trabalhos de orientação junto  aos jovens , também se ocupam de seus familiares. Uma das abordagens terapêuticas que acontece semanalmente com as mães e com as avós dos adolescentes é a costura. Os profissionais responsáveis pelo trabalho junto ao COMEC, geralmente um terapeuta ocupacional, as orienta junto com Marilda, uma especialista nos ofícios da costura, do bordado, do crochet. etc.  Desta forma , estas mulheres que estão em busca de orientação para  seus filhos, estão realizando  lindos trabalhos manuais.
Em setembro de 2011, a Dra. Midory Vianna responsável pela Mostra Internacional de Vinho (MIV) realizada em Campinas no Hotel the Royal Palm Plaza, nos cedeu gratuitamente um espaço para que mostrássemos o trabalho que fazíamos. Procuramos tecidos que fizessem referência ao vinho e mostramos nosso trabalho. Foi um verdadeiro sucesso.  Além de vendermos todas as peças, passamos a vendê-las também, fora daquele espaço inicial.  A partir de então, éramos um grupo de trabalho, que pouco a pouco foi se consolidando. Precisávamos de um nome.  A terapeuta ocupacional responsável pelo grupo Beatriz Modesta, junto com o grupo de mães, tratou logo de pensar nesse nome. Procurou sua amiga Sílvia Lunazzi que fez o LOGO.
E assim nasceu MARIA!  Maria Retalho. Maria Retalho do COMEC!
Hoje somos várias MARIAS!
Como posso ver eu também sou uma Maria, Maria diretora social do COMEC, que desde o início, se incorporou ao grupo e que cuida da divulgação, das vendas, das compras, etc. Aos poucos nosso trabalho está sendo cada vez mais reconhecido e recebe ajuda de outras Marias, como a Rita Papa, empresária do ramo têxtil, que nos fornece os lindos retalhos com os quais confeccionamos nossas peças; como a Maria Stella Brant de Carvalho professora de patwork; Helena Bretas e Vera Crosta que nos ajudam na organização do espaço.

Celene Margarida Cruz
Diretora social do COMEC
Voluntária junto ao grupo Maria Retalho.